A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos subiu 5,9% em julho frente ao mês anterior. Na comparação com julho de 2016, a fabricação desses equipamentos avançou 23,8%, de acordo com pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira, 5.

Televisores e telefones celulares puxaram esse crescimento, aponta o instituto. No índice acumulado de janeiro a julho de 2017, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos tiveram alta de produção de 19,7%.

Os resultados surpreenderam as previsões dos analistas, uma vez que a produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos recuou 4,9% em junho na comparação com o mês anterior. Além de TV e smartphones, também cresceu em julho a fabricação de aparelhos de comutação para telefonia, antenas, placas de circuito impresso montadas para informática, transmissores ou receptores de telefonia celular, máquinas automáticas digitais para processamento de dados, impressoras e computadores de mesa (desktops).

A produção industrial do País como um todo cresceu, em julho, 0,8%, na série com ajuste sazonal, ante o mês anterior. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com julho de 2016, a indústria cresceu 2,5%, após também registrar taxas positivas em maio (4,1%) e em junho (0,5%). O índice acumulado do ano teve alta de 0,8%. O acumulado nos últimos doze meses recuou 1,1%.