marketing

Ilustração: Cecilia Marins

A mudança de política de privacidade da Apple com o lançamento da função anti-rastreamento (ATT) é tema do estudo “Como ter sucesso no iOS 14.5+ com a Adjust e o TikTok”, realizado pela empresa de marketing e pela rede social. Viu-se na pesquisa que o Brasil é um dos países com maior taxa de opt-in via ATT. O Brasil é o terceiro país (39%) a dar o consentimento para rastrear suas preferências no iPhone, atrás apenas da Indonésia (50%) e da Tailândia (42%). Os dados são do segundo trimestre de 2022. E o mercado com a menor taxa é a Alemanha (17%).

Por categoria, o estudo aponta os jogos com uma média de 31% no 2T22, sendo os games hipercasuais, 39%.

A Adjust registrou um aumento nas taxas de opt-in de 2021 a 2022, “o que implica em um número maior de usuários que entendem os benefícios de se fazer o opt-in e de marcas e profissionais de marketing que estão fazendo um bom trabalho em apresentar esses benefícios a eles”, diz o relatório.

Vale dizer que as previsões iniciais da empresa de marketing mobile para as taxas de opt-in eram de 5%, situação bem diferente da realidade atual, em que os números estão acima dos 30%, segundo a Adjust.

Entre os exemplos de jogos, o relatório aponta Wordscapes, com 2,7 milhões de usuários ativos diários (DAUs, na sigla em inglês) e com taxa de consentimento de 30,64%; e o game Animal Transform, com 260 mil DAUs.

O estudo explica as mudanças apresentadas pela Apple no iOS 14.5 e inclui dicas e recomendações de configuração ao fazer campanhas no TikTok. Para baixar o relatório, clique aqui.