A Magic Software Brasil criou a versão gratuita do software de desenvolvimento de aplicativos Magic xpa para monousuário, preservando as mesmas características e funcionalidades da versão para múltiplos usuários. Essa nova versão é voltada para os pequenos desenvolvedores que precisam criar sistemas de alto valor para seus clientes, pois pode-se criar diferentes tipos de aplicações de negócios, desde um ERP completo, ou sistemas modulares de gestão, até aplicações especializadas para diversos tipos de atividades.

De acordo com a Magic Software Brasil, a gratuidade da versão para usuário único pode ser vantajosa para as pequenas empresas e contribui para que a Magic xpa se torne conhecida pela massa de desenvolvedores, que poderão no futuro estender seus serviços para empresas grandes que precisem da plataforma para multiusuários, que é paga.
Assim como a versão multiusuário, a Magic xpa Single User Edition roda em todas as plataformas existentes e em dispositivos móveis que tenham como sistema operacional  iOS, Android, Windows Mobile e Blackberry.