Richard Yu, diretor executivo e CEO da divisão Consumer da Huawei

A loja de aplicativos da Huawei contabilizou 261 bilhões de downloads entre janeiro e agosto deste ano. A informação foi confirmada pela companhia durante a Huawei Developer Conference nesta quinta-feira, 10, no Lago Songshan, China.

Globalmente, a App Gallery tem 96 mil aplicativos cadastrados produzidos por 1,8 milhão de desenvolvedores independentes. Em comparação com 2019, o marketplace também registrou aumento em APIs (de 885 para 12,9 mil) e em kits de desenvolvedor (de 14 para 56). E o ecossistema móvel da companhia, HMS Core, tem 490 milhões de usuários no mundo.

Além das novidades da loja de apps, a Huawei confirmou que liberará a partir desta quinta-feira o acesso de desenvolvedores ao seu sistema operacional proprietário para Internet das Coisas, o Harmony OS 2.0. O acesso será feito em etapas: a partir desta data para dispositivos de IoT entre 128 KB e 128 MB; em abril de 2021 para equipamentos de 128 MB a 4 GB; e em outubro de 2021 para equipamentos acima de 4 GB.

Ainda no segmento de IoT, a Huawei apresentou a plataforma de gerenciamento de rede doméstica e dispositivos conectados. A HiLink está com 50 milhões de usuários ativos que fazem mais de 1 bilhão de interações com equipamentos diariamente. Destacam-se ainda os mais de 400 milhões de downloads acumulados do app Smart Life e a plataforma da Huawei para carros conectados (HiCar), que está para ser inclusa em mais de 150 modelos de automóveis.

Dispositivos

Richard Yu, diretor executivo e CEO da divisão Consumer da Huawei, agora de terno

A companhia apresentou ainda nesta quinta-feira uma série de produtos conectados. São eles: os fones de ouvido Bluetooth, Huawei FreeLace Pro e Huawei FreeBuds Pro; e os relógios conectados Huawei Watch Fit e Huawei Watch GT Pro 2. Os preços e datas de lançamento dos produtos não foram revelados.

O portfólio ainda é completado por duas novas versões dos notebooks Matebook 14 e Matebook X com Wi-Fi 6.