Rubens Fogli - Itaú

Rubens Fogli, diretor de pagamentos digitais do Itaú

O PayPal e o banco Itaú firmaram uma parceria que permitirá aos correntistas incorporarem seus cartões de crédito à carteira digital, com intuito de facilitar as compras no e-commerce internacional. Apresentada nesta terça-feira, 9, a parceria começou com alguns clientes do Itaucard e Credicard, mas chegará a todos os usuários do banco até sexta-feira, 11.

Podem ser vinculados ao PayPal qualquer cartão do banco, independentemente se tem ou não conta no PayPal. Para clientes com perfil desatualizado no PayPal, basta atualizá-lo pelo app da carteira. A novidade é que a adesão pode ser feita pelos correntistas através dos apps Itaú, Itaucard, Itaú Personnalité e Credicard.

O acordo entre as duas empresas foi firmado no segundo semestre de 2018. No caso, o Itaú usou a API do PayPal para permitir o onboarding. Atualmente, o Itaú tem 33,8 milhões de cartões emitidos. E o PayPal tem 4 milhões de usuários no Brasil.

Estratégia

Carlos Nomura - PayPal

Carlos Nomura, líder de pagamento do PayPal

De acordo com Rubens Fogli, diretor de pagamentos digitais do Itaú Unibanco, a entrada da carteira “fecha o ciclo” de plataformas que a instituição propõe aos seus clientes. Ele refuta uma possível canibalização do PayPal ante outros canais de pagamento do Itaú, como o iti.

“A estratégia nossa com a carteira digital vem de três anos com a Rede Pay. Depois mudou para uma tática agnóstica para ter todas as carteiras do mercado. A ideia é o cliente escolher a melhor opção para ele”, disse Fogli. “Hoje no e-commerce internacional, o PayPal é o que atende melhor o cliente. O iti entra com o QR Code e conta digital. E Apple, Samsung e Google com pagamento por aproximação”.

Por sua vez, Carlos Nomura, líder de pagamento do PayPal, explicou que a principal vantagem da parceria é “poder gerenciar todos os cartões em um lugar só”, com o cliente escolhendo a sua forma de pagamento preferida. O executivo ainda ressaltou que a parceria contribui para “estimular a compra internacional” com os clientes do Itaú, uma vez que o PayPal é aceito em mais de 22 milhões de estabelecimentos no mundo.

Inicialmente atendendo apenas cartão de crédito, a expectativa é que o onboarding para cartão de débito seja feito entre o final deste ano e o começo de 2020. “Queremos colocar o débito no PayPal”, afirmou o diretor do Itaú. “É interessante para nós, pois o cliente do cartão de débito tem pouco acesso à compra na web. A adesão deve sair em 2020 ou ainda neste ano”.