Apenas 11,5% dos usuários devem comprar na Black Friday de 2021 com Pix, segundo uma pesquisa feita pelo Méliuz (AndroidiOS) com 714 pessoas nos dias 15 e 19 de agosto. Entre as outras opções de pagamento citadas estão o cartão de crédito parcelado (74%), crédito à vista (27%), boleto (10%) e cartão de débito (9%).

Ao todo, 71% dos entrevistados pretendem comprar algum produto na Black Friday, 26% ainda não decidiram e 3% não devem comprar. Entre aqueles que não comprarão, a limitação financeira foi o motivo mais citado (31%). Importante dizer que em 2020, 61% dos participantes da pesquisa compraram algo no evento comercial e 39% não compraram.

Para a Black Friday de novembro próximo, 24,5% pretendem gastar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. Mais da metade (57%) dos respondentes querem fazer compras online. As categorias de produtos que mais interessam aos consumidores são: eletrodomésticos e eletroportáteis (49%); acessórios e calçados (32%); eletrônicos e informáticas (32%); móveis e decoração (27%); smartphones (24%).

O estudo mostra ainda que a semana da data promocional é a preferida para 28% dos entrevistados irem às compras. Mas o fator decisivo para a maioria concretizar uma compra (61%) é o preço.