Em meio a videogames por todos os lados, um brinquedo mecânico roubou a cena durante a Brasil Game Show, feira de jogos eletrônicos que terminou no último domingo, 9, no Rio de Janeiro. Trata-se do AR.Drone, um quadricóptero (mini-helicóptero com quatro hélices) cujo controle remoto é um smartphone ou tablet. A comunicação é feita por uma rede própria WiFi, a partir de um roteador dentro do brinquedo. Na tela do celular, além de controlar os movimentos do quadricóptero, o usuário acompanha as imagens filmadas por duas câmeras instaladas no brinquedo: uma de frente e outra embaixo, apontada para o chão. O AR.Drone é construído com plástico e fibra de carbono, o que lhe confere leveza. O produto acompanha um casco protetor removível, feito de polipropileno expandido (EPP), cujo uso é recomendado para vôos em ambientes fechados ou com muitos obstáculos.

O aplicativo que funciona como controle remoto é gratuito e está disponível para iOS, Android, Symbian (versão mais nova para N8, C7 e E7) e Bada. A criadora do brinquedo, a norte-americana Parrot, disponibiliza também um código aberto para que sejam desenvolvidos jogos de realidade aumentada para o quadricóptero. O primeiro título é o "AR.Pursuit", que simula uma batalha aérea entre vários AR.Drones conectados à mesma rede WiFi.

O AR.Drone está sendo distribuído no Brasil pela Gohobby, especializada em modelismo. As vendas começaram há poucas semanas. O preço do brinquedo gira em torno de R$ 2 mil.