A Apple comprou a startup dinamarquesa de aprendizado de máquina Spektral. A empresa, que antes se chamava CloudCutout, usa machine learning e visão computacional para “cortar” pessoas de fundos de vídeo em tempo real em smartphones. De acordo com o site The Verge, o negócio de US$ 30 milhões aconteceu ainda em 2017, mas só foi divulgado nesta quarta-feira, 10, pelo jornal dinamarquês Børsen.

A Apple vem se concentrando cada vez mais em suas capacidades de realidade aumentada ultimamente, e esta aquisição pode ser usada para aumentar os recursos AR do iPhone para Memoji, FaceTime ou como parte de seus planos para um fone de ouvido de realidade aumentada, que a Bloomberg informou em novembro do ano passado que deve chegar em 2020.

Em seu site, a empresa explica da seguinte forma como eles usam a tecnologia: “Algoritmos de aprendizado de máquina são o que faz o mecanismo Spektral rodar em diferentes plataformas. A solução é amplamente escalável e elimina pessoas e produtos em diferentes configurações. É otimizado por hardware e pode ser executado em tempo real em um smartphone”.