Os escândalos recentes de quebra de privacidade e até o aumento de ataques aos usuários de dispositivos móveis deveriam deixar os usuários mais atentos à proteção de seus dados, mas 89% deles ainda armazenam informações confidenciais nos smartphones, como senhas, mensagens, fotos e arquivos. A constatação é de uma pesquisa online da B2B International encomendada pela Kaspersky e que ouviu 12,3 mil pessoas de 26 países. Havia 408 brasileiros dentre os entrevistados.

Outro dado alarmante da pesquisa em relação à segurança mostra que 32% dos usuários do Brasil guardam segredos em seus celulares que não gostariam que fossem revelados. No entanto, 30% mudam o comportamento quando estão acessando redes Wi-Fi públicas e desprotegidas.

Coincidência ou não, 25% dos usuários não usam recursos de segurança no handsets (bloqueio remoto ou função de localização). A mesma proporção afirmou ter tido suas informações pessoais divulgadas quando seus aparelhos foram roubados.

Uso dos smartphones

O estudo da B2B International ainda mostrou a mobilidade e o uso do smartphone alcançando o cotidiano dos usuários. Dos entrevistados brasileiros, 68% disseram que usam os aparelhos no trabalho, mesmo percentual que disse utilizar o handset na cama. Carro (46%), transporte público (45%) e até o uso do celular no banheiro (40%) foram citados na pesquisa.