A Universo.mobi, plataforma brasileira para desenvolvimento gratuito de apps móveis, está se aproximando da marca de 30 mil aplicativos, que deve ser atingida até o final do ano. Nesse momento, há pouco mais de 27 mil, dos quais 500 são apps pagos. Ao todo, os títulos desenvolvidos com a plataforma já alcançaram 1,2 milhão de downloads, revela Guilherme Santa Rosa, diretor de inovação da Mowa, empresa onde a Universo.mobi foi originalmente criada, antes de se tornar uma companhia independente. Os números somam tanto o uso pelo site da Universo.mobi, através do qual foram feitos aproximadamente 70% dos aplicativos, quanto do "Vivo Meu App", serviço da Vivo que utiliza a plataforma.

A plataforma permite a criação de apps por pessoas sem conhecimento de programação móvel. É tudo feito pela web, de forma gratuita, e são geradas automaticamente versões para Android, Java e HTML5, que podem ser distribuídas por meio de QR Codes ou através da loja de serviços da Vivo, cujo ícone está presente em todos os celulares distribuídos pela operadora. No ano que vem, a Universo.mobi deve incluir seus apps dentro da loja da Mozilla, que será lançada junto com seu sistema operacional móvel no Brasil, o Firefox OS, em parceria com a Vivo.

A Universo.mobi foi uma das finalistas e única representante brasileira na "Batalha de Start-ups", processo de pitching realizado na semana passada durante o MEF Americas 2012, em Miami.