A Universo.mobi, plataforma brasileira na web para criação gratuita de apps móveis, passará por uma repaginação e será rebatizada como "Fábrica de aplicativos". "Passamos por um processo de mentoria com o Gilberto Dimenstein. A ideia era dar uma identidade mais brasileira", comenta Guilherme Santa Rosa, idealizador da plataforma e CTO da MoWA. O rebranding está previsto para acontecer em julho.

Até o momento a plataforma acumula cerca de 35 mil títulos criados para Android, Java e HTML5, que somam 1,5 milhão de downloads. A expectativa é alcançar 100 mil títulos e 4 milhões de downloads ao fim do ano. "Acho que somos hoje o maior criador de apps do mundo", arrisca Santa Rosa. O executivo atribui o sucesso à simplicidade da plataforma, que permite gerar um app em poucos minutos, por meio de um passo a passo na web. "Nós olhamos para a base da pirâmide, enquanto outros focam em apps para iPhone e iPad, o que pode funcionar nos EUA, mas não no Brasil, onde apenas 0,4% da população tem iPhone", compara. Ele cita o caso de um app para o Festival de Parintins criado na Universo.mobi cuja versão Java foi responsável pela maior parte dos downloads.

O uso da plataforma é gratuita, mas um banner publicitário é incluído no app. Se quiser retirar a publicidade, o usuário pode optar por uma mensalidade de R$ 9. A publicação nas lojas de aplicativos é oferecida à parte, ao preço de R$ 699 por ano. A plataforma tem atraído pequenos estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, mas também comunidades on-line, como fã-clubes e organizações não governamentais. O sistema também é oferecido pela Vivo sob o nome de "Vivo meu App".

Novidades

Além do relançamento com o nome de "Fábrica de aplicativos", são planejadas novas funcionalidades. Uma delas consistirá em permitir que o criador do app conheça quem baixou seu software e se comunique com o consumidor, por meio da integração com redes sociais.

Outra ideia em gestação é a inclusão na plataforma de uma rede de "appers", pessoas que sabem usar a plataforma e vendem o serviço de criação de apps para terceiros, que não têm tempo ou disposição para realizar esse trabalho. Possivelmente será cobrada uma comissão percentual junto ao apper pela indicação.