A rede varejista Walmart criou um sistema próprio de pagamento móvel dentro de suas lojas usando QRcode e seu aplicativo (Android, iOS). O serviço foi batizado como "Walmart Pay". Os consumidores precisam ter um smartphone com o app da Walmart instalado. Nele, precisam cadastrar um cartão de crédito ou de débito ou um gift card. Na hora de pagar as compras, basta escanear com a câmera do celular um QRcode gerado em uma tela do caixa. Para validar a transação, é necessário digitar uma senha de quatro dígitos ou usar a impressão digital, se tiver um iPhone com Apple ID. A novidade está disponível inicialmente em algumas lojas dos EUA e será expandida para toda a rede naquele país ao longo de 2016.

A opção por QRcode em vez de NFC se deve ao fato de ser uma solução disponível para qualquer smartphone que tenha uma câmera funcionando, enquanto o NFC ainda não é tão difundido.

A Walmart informa que cerca de 140 milhões de pessoas visitam suas lojas por semana nos EUA. E 22 milhões acessam seu app todo mês.