game; gamer; 5G; 5x5 Tec Summit

“Se tem um segmento que está ansioso para a chegada do 5G é o segmento gamer”, afirma Leo de Biasi, founder e CEO da BBL, holding de entretenimento que reúne e conecta todos os elementos do universo dos games. Ele participou de debate no 5×5 Tec Summit nesta sexta, 10.

Ele pontua que o mercado mobile “atropelou” todas as outras plataformas, crescendo de forma rápida e consistente até por uma questão de acessibilidade, uma vez que “quase todo o mundo” tem celular. A questão é que no mercado gamer existe um problema: enquanto todos os outros dispositivos estão conectados, o mobile ainda não. “Com o 4G já conseguimos fazer muita coisa, mas existe essa questão a ser resolvida. Com o 5G vamos cruzar essa fronteira e possibilitar o cross platform, com todos integrados dentro do mesmo game, jogando em diferentes plataformas”, aposta.

Para Biasi, as aplicações do 5G para os games são infinitas: “Existe uma necessidade de infraestrutura, regulamentação, velocidade… Tudo isso precisa ser implementado para que possamos reverter de verdade para o nosso segmento, aplicando as inovações para os nossos broadcasters, torneios e atividades”.

Mercado publicitário 

Biasi ressalta o desafio de convencer marcas e anunciantes dos novos formatos de entretenimento que as novas gerações estão demandando e enfatiza que esse mercado inovador possibilita novas receitas para a publicidade. “Do nosso lado, são tantas oportunidades e possibilidades que já passamos da fase de ouvir questionamentos se entrariam nesse universo de games e entretenimento para como vão entrar nesse universo. Empresas como a BBL fazem um mergulho com as marcas e agências para entender suas estratégias como um todo e, a partir daí, fazer uma avaliação baseada no que a marca já está imaginando para ela. Dentro de todas as oportunidades que existem no mercado, entendemos como podemos caminhar, construir e fazer uma integração da marca com essas comunidades, visando criar uma comunicação verdadeira para ser aceito e tirar os melhores frutos”, explica.

“É tudo novo, inclusive para nós que vivemos isso diariamente. O approach do metaverso, por exemplo, já aconteceu no passado, mas hoje temos mais infraestrutura, tecnologias mais poderosas e possibilidades de recursos para que ele seja de fato uma realidade. Mas estamos no começo, existe um universo gigantesco de como tudo isso vai se desenvolver e como esses universos vão se conectar. O 5G vem como peça-chave para fazer tudo isso acontecer”, conclui.

5×5 Tec Summit

O evento 5×5 Tec Summit é organizado pelos portais jornalísticos especializados Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira: governo, saúde, energia, finanças e entretenimento. O evento chega ao fim nesta sexta-feira, 10, abordando o entretenimento.