Fernando Ferreira, ex-gestor de uma churrascaria com 15 unidades, e Fábio Diomelli, dono de quatro restaurantes, uniram-se a Walter Vieira para criar o aplicativo Closeer (Android), produto que busca aproximar gestores de restaurantes a trabalhadores na área para suprir uma demanda dos estabelecimentos por profissionais. “Meus dois sócios tinham a mesma ‘dor’: quando iam contratar profissionais temporários para suprimir uma falta, férias, ou sazonalidade, não conseguiam. Recebiam indicações de funcionários ou conhecidos, mas muitas vezes ficavam na mão. Eles não eram os únicos a terem esse tipo de problema. Trata-se de uma demanda reprimida e o mercado de food service pede mão de obra. “Eles precisavam de alguém para desenvolver o app, e entrei nessa. Chegou o maluco para fazer a mágica”, explicou Vieira, CEO do Closeer (pronuncia-se “closer”, em inglês, sem o segundo “e”) e também sócio de uma empresa de recomendação de investimento.

Vieira e sua equipe desenvolveram um algoritmo que leva em consideração a localização, a agenda de disponibilidade do profissional, sua qualificação e a função que deve exercer. “É o famoso match”, explica o CEO da Closeer, referindo-se ao sistema do Tinder em unir casais.

Telas do app Closeer

Quando o profissional aceita a oferta de trabalho, o job vai para sua agenda, e para a do empregador. A partir desse momento, ambos podem se comunicar em um chat próprio do app. “Uberizamos a contratação de profissionais temporários”, afirma Vieira. “A gente elimina a lista de vagas, como é nos serviços de busca de empregos tradicionais, como o Catho, por exemplo, e criamos um algoritmo de recomendação”, descreve.

Números e expectativas

O app possui uma versão para profissionais (Android) e para os estabelecimentos (Android). Atualmente, a plataforma conta com 500 profissionais cadastrados – entre garçom, auxiliar de cozinha, cozinheiro, manobrista, maître, mas também há baristas e chefs. Entre os estabelecimentos, há 120 cadastrados. “Temos até supermercados se cadastrando. Por conta disso, pensamos em expandir para outros segmentos que utilizem mão de obra temporária”, explica o CEO.

A ideia é que, até o fim de 2019, o app tenha 700 estabelecimentos e 2,5 mil profissionais cadastrados. O foco inicial é São Paulo, mas a expectativa é partir para outras capitais, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e Brasília (DF) em 2020.

Trabalho intermitente

O Closeer está alinhado com a nova lei trabalhista, que permite a contratação de pessoal intermitente. O profissional, por isso, não pode trabalhar mais de três vezes na semana no mesmo lugar.

Garantias

Cabe ao Closeer enviar um contrato digital ao profissional – que preenche, assina, faz uma selfie e envia a documentação de volta. A tecnologia compara a foto e a imagem do documento enviado, faz uma leitura da documentação, faz uma validação jurídica de ambas as partes (contratado e contratante) e verifica se o profissional possui antecedentes criminais.

Modelo de negócios

A Closeer cobra dos estabelecimentos uma mensalidade para uso da plataforma e também possui um modelo de taxa de 10% por serviço executado para as duas pontas, ou seja, cobra do profissional também.