A Apple apresentou nesta quarta-feira, 11, o Apple Business Connect, plataforma na qual estabelecimentos comerciais do mundo inteiro podem customizar o perfil que aparece no Mapas e outros apps da companhia. Além de informações básicas, como horário de funcionamento, endereço e telefone, a plataforma permite incluir atalhos para outros apps e promoções.  

Estabelecimento pode editar fotos no perfil e colocar atalho para usuário pedir comida ou mandar mensagem. (Crédito: Apple)

A ferramenta é voltada especialmente a negócios locais, que podem reivindicar a localização dos seus estabelecimentos no mapa da Apple, mas também permite o gerenciamento de redes. Por meio da plataforma, é possível personalizar o perfil que aparece no Mapas e em outros apps, como Messages, Wallet e Siri, usados nos mais de 1,5 bilhão de dispositivos móveis da Apple no mundo. 

Um deles, chamado “Showcases”, ajuda a oferecer promoções especiais para os consumidores no perfil, como ofertas sazonais no cardápio ou descontos em produtos. Nessa parte, é possível colocar um texto explicativo, uma foto e uma ação personalizada. Este recurso está disponível nos Estados Unidos a partir desta quarta-feira, e será disponibilizado globalmente nos próximos meses.

Os negócios podem atualizar as fotos e logos, assim como editar informações para torná-las mais precisas, como horário de funcionamento, telefone, site e endereço, além de informações específicas, como Wi-Fi gratuito ou acessibilidade. Também podem modificar a categoria e subcategoria à qual o estabelecimento pertence, o que ajuda usuários a encontrarem o local com mais facilidade.

É possível colocar botões para ações como pedir comida, fazer uma reserva ou mandar mensagem por iMessage. Por meio da plataforma, os estabelecimentos conseguem destacar atalhos que levam a outros apps, como fazer uma reserva de restaurante no OpenTable (Android, iOS), de hotel no Booking.com (Android, iOS) ou pedir supermercado pelo InstaCart (Android, iOS). A Apple não deixou claro como funcionará a integração com outros aplicativos e plataformas locais. 

Para se registrar, os negócios precisam se cadastrar pelo site do Business Connect. Após aprovação da Apple, os estabelecimentos podem reivindicar a localização e personalizar o perfil gratuitamente, além de ver insights de como usuários interagem com seu perfil. Para negócios com várias unidades, a Apple fornece uma API que pode ser utilizada em soluções de gerenciamento como Reputation, Rio SEO, SOCi, Uberall e Yext.

A plataforma está inicialmente disponível em inglês, dinamarquês, holandês, finlandês, francês, alemão, italiano, japonês, norueguês, polonês, português, espanhol, sueco e turco.