O iOS 10, nova versão do sistema operacional móvel da Apple, foi apresentado nesta segunda-feira, 13. Entre as novidades estão a abertura do iMessage, da Siri e do Mapas para desenvolvedores, permitindo a integração com aplicativos de terceiros.

Agora será possível criar aplicativos para o iMessage. Eles estarão acessíveis para os usuários dentro de uma "gaveta de apps", aberta arrastando o dedo debaixo para a cima dentro do aplicativo de mensagens. Além de apps para incrementarem as conversas, envolvendo a criação de gifs animados, por exemplo, será possível adicionar comandos associados a outros apps, como a reserva de uma mesa em um restaurante, ou a chamada de um táxi, tudo dentro do bate-papo. Na prática, a Apple segue um movimento já realizado por concorrentes, como o Facebook com seu Facebook Messenger, permitindo que sejam criados bots para o seu aplicativo de mensagens. A diferença é que no caso do iMessage o bot não é um contato, mas um app, que precisa ter sido instalado pelo usuário e que entenderá comandos dentro de qualquer conversa. Outras novidades dentro do iMessage são: sugestão de troca automática de palavras por emojis dentro de uma frase; animações na hora de exibir as mensagens para traduzir sentimentos; pré-visualização de links; e mensagens invisíveis, cujo conteúdo é revelado arrastando o dedo sobre a tela. O QuickType, por sua vez, aplicativo de predição de texto, foi aperfeiçoado, facilitando a inclusão de dados como localização do usuário e contatos de terceiros, além de agora funcionar com múltiplas línguas simultaneamente.

A Siri, assistente de voz do iOS, também foi aberta para os desenvolvedores. Agora será possível realizar comandos de voz com apps diversos, como solicitar o envio de uma mensagem dentro do WeChat, ou do WhatsApp. Ou pedir comida pelo iFood, ou um táxi pelo Easy Taxi. É preciso, contudo, que cada app seja atualizado para se integrar à Siri.

O aplicativo de Mapas nos iOS 10 ficou mais pró-ativo, sugerindo locais para comer por perto, quando chega a hora do almoço, e informando quanto tempo levará até o trabalho ou para casa. E passa a ter dados do trânsito em tempo real. Também foi aberto para os desenvolvedores integrarem seus apps. Desta forma, será possível, por exemplo, solicitar um Uber e pagar a corrida com Apple Pay sem sair do aplicativo de Mapas.

Até o aplicativo de chamadas do telefone foi aberto para terceiros, permitindo que apps de VoiP, como WhatsApp, Skype e Viber, ofereçam uma interface similar àquela de uma chamada tradicional quando o usuário receber uma ligação.

Tela bloqueada, Fotos, Música e Apple News

A tela bloqueada do iPhone foi toda redesenhada. Agora é possível entrar dentro de uma notificação e ver mais detalhes usando o 3D touch. A câmera e o menu de widgets passam a ser acessados arrastando a tela para a esquerda e para a direita, respectivamente.

O app de Fotos, por sua vez, ganhou recursos de reconhecimento facial, de objetos e de paisagens. É algo que o Google Fotos já oferecia, mas no caso da Apple é tudo feito dentro do aparelho, não na nuvem, o que garante a privacidade sobre o conteúdo. Foi adicionada a ferramenta de "memórias", que cria estórias em vídeo a partir da biblioteca de fotos do telefone.

O app de música teve a sua interface redesenhada para destacar mais as preferências de cada usuário, incluindo sugestões de playlists diárias com base em seu gosto musical.

O Apple News ganhou a opção de assinatura de jornais e revistas, além de notificações para notícias importantes de última hora. Sua interface também foi remodelada.

Home

Para a automação residencial, o iOS 10 traz um aplicativo novo chamado Home, que é um agregador de apps para a casa, de quaisquer desenvolvedores, desde que tenham sido criados usando a framework do HomeKit. Assim, em um único aplicativo, o dono da casa pode controlar tudo que está conectado dentro dela, como a fechadura, a cortina, as luzes e os eletrodomésticos, ainda que os fornecedores das soluções de automação sejam diferentes.

O iOS 10 está disponível em versão preliminar para os desenvolvedores e será liberado para o público no segundo semestre, próximo ao lançamento do novo iPhone.