O Pix pode ser prejudicado com a paralisação dos servidores do Banco Central (BC) iniciada nesta quinta-feira, 11, de acordo com o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal). Os trabalhadores entraram em greve por 24 horas por estarem insatisfeitos com relação ao tratamento das demandas dos profissionais, exigindo melhorias na carreira, como a equiparação com outras categorias similares. Segundo o Sinal, há uma estimativa de que mais de 70% dos servidores do órgão aderiram à paralisação.

O apagão temporário pode ser prejudicial ao sistema do Pix, já que sua manutenção depende dos profissionais do BC e pode gerar impactos no atendimento ao mercado e ao público, incluindo cancelamento de reuniões, manutenção em sistemas e atraso na divulgação de informações.

Além disso, o Sinal informou que a greve pode afetar igualmente os projetos que estão em curso, como o da moeda digital do governo, o Drex, a supervisão de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo e a regulamentação de ativos virtuais – segundo a Agência Brasil.

Procurado por Mobile Time, o Banco Central disse que não vai comentar o assunto.