Dafiti

Foto: Rafael Roncato/divulgação

O grupo Dafiti (Android, iOS) anunciou a abertura de um novo centro de distribuição da marca no município de Extrema (MG), que conta com automatização e robôs. Em um terreno de aproximadamente 250 mil m², o novo centro, chamado de LEAP, abriga um sistema de automação controlado por inteligência artificial que tem capacidade para a separação de 5 mil produtos por hora. O investimento, de acordo com a companhia, foi de mais de R$ 300 milhões.

“Trouxemos ao Brasil a tecnologia Goods to Person. Significa que o funcionário fica parado e o produto e a caixa chegam até ele por meio de robôs. Trata-se do sistema AutoStore, um esquema de sinais luminosos. Para se ter uma ideia, o trabalho que antes fazíamos em 24 horas, agora é feito em duas horas. Os funcionários ficam três vezes mais produtivos”, explicou Rodrigo Nogueira, líder do projeto LEAP, da Dafiti, ao Mobile Time. “O sistema é como um jogo de Lego, com grids de alumínio que você monta e habilita os robôs para onde você quer que eles vão”, disse.

Atualmente, estão em operação no LEAP cerca de 450 mil caixas, que são manipuladas e organizadas por quase 300 robôs. Com isso, a capacidade de armazenamento dentro do sistema automatizado pode chegar a 3,6 milhões de produtos. Para abastecer a operação, o centro conta com uma movimentação de 100 caminhões por dia, em média.