O CPQD aprimorou a plataforma aberta dojot – voltada para o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT) de acordo com as necessidades do Brasil – e apresenta uma nova versão, cujo nome é Caratê.

Entre as novidades estão: controle de acesso de usuários baseado em perfis, importação/exportação de dados de configuração e extensão do modelo de dados de dispositivos para suportar metadados e a adição de novos elementos para composição de fluxos de processamento (como funções para envio de comandos em lote, agendamento de tarefas e envio de notificações para aplicações externas). Também foram introduzidas melhorias no suporte à atualização de firmware de dispositivos e implementadas funcionalidades na interface gráfica da dojot.

A plataforma foi lançada em 2017. Com a proposta de ser open source, ela foi desenvolvida pelo CPQD em parceria com outras instituições de ciência e tecnologia, com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Finep.