O CPQD e a Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central) firmaram um acordo de cooperação técnica com foco em projetos de inovação e parcerias com startups, pequenos negócios e empreendedores. Na prática, a federação de bancos oferecerá a seus parceiros tecnologia de ponta do centro de pesquisa para criar soluções para atender o mercado financeiro.

Entre essas tecnologias estão: blockchain; biometria de voz; e a plataforma Pailot, de Internet das Coisas e inteligência artificial. Também está no radar a utilização de recursos via Embrapii.

Durante a inauguração do Núcleo de Evolução Tecnológica do CPQD na última segunda-feira, 2, o diretor de tecnologias e novos produtos do centro de pesquisa, Frederico Nava, explicou que no caso das demandas vindas do mercado – como o setor de finanças – o combustível de investimento das inovações é por meio da Embrapii.

Atualmente, a Fenasbac tem se destacado por parcerias com Banco Central, em especial no LIFT Lab, LIFT Learning e LIFT Challenge Real Digital, que tem sido o alicerce para open finance, Pix e mais recentemente o Real Digital (Drex). Por sua vez, o CPQD tem 70% do seu faturamento oriundo de produtos, serviços, consultorias e ensaios laboratoriais que o instituto faz. Os outros 30% são projetos de inovação com clientes.