A Blackboard, empresa que desenvolve ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para instituições de ensino, tem registrado mundialmente 4 mil downloads por dia de aplicativos móveis criados pelos seus clientes (em sua maioria universidades). Ao todo, existem hoje 3 milhões de usuários de apps móveis criados com a plataforma da Blackboard e a expectativa é alcançar pelo menos 4 milhões ao fim deste ano, revela o vice-presidente de vendas globais da divisão móvel da Blackboard, Patrick Devlin, que está no Brasil esta semana para alguns eventos corporativos e reuniões.

A divisão de mobilidade existe há apenas três anos dentro da Blackboard e representa menos de 10% do faturamento da empresa, mas é considerada uma área estratégica. "É a divisão que mais cresce na Blackboard. Estamos investindo pesado para estarmos à frente nessa corrida. Acreditamos que no curto prazo o celular se transformará no principal canal de interação entre uma universidade e seus estudantes", explica Devlin.

A companhia oferece basicamente duas ferramentas: a "Blackboard Mobile Learn", que consiste em uma extensão móvel da AVA, para a comunicação virtual entre professores e alunos; e a "Blackboard Mobile Central", uma plataforma para desenvolvimento de apps de apresentação de instituições de ensino para o público em geral. Uma novidade desenvolvida recentemente é a inclusão de navegação por realidade aumentada nos apps. Segundo Devlin, o próximo passo será a criação de ferramentas de ensino que aproveitem o celular dentro da sala de aula. A Blackboard trabalha com apps nativos para os sistemas operacionais Android, iOS e BlackBerry. O Windows Phone será incluído tão logo ganhe massa crítica, diz Devlin.

Mercado corporativo

O público alvo da Blackboard são instituições de ensino superior, tendo mais de 300 em sua carteira mundial de clientes. Entretanto, a empresa começa a prospectar oportunidades para treinamento corporativo. "Companhias com força de vendas em grande escala podem se interessar", comenta o executivo.

No Brasil, universidades como Faap, Insper, Unip e ESPM já são clientes da solução móvel da Blackboard. Na América Latina, calcula-se que existam hoje quase 1 milhão de usuários de aplicativos móveis criados pela plataforma da Blackboard.