A Blackboard, uma das maiores desenvolvedoras de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) do mundo, está trazendo ao Brasil a extensão móvel de sua solução. Instituições de ensino como ESPM, Unip, Insper, FAAP, Anhembi Morumbi e Senac, já contrataram o serviço e começarão a utilizá-lo em breve para a comunicação entre professores e alunos por meio de tablets e smartphones. Somente a Unip contratou uma licença de uso do software para 300 mil alunos. A previsão do diretor geral da Blackboard no Brasil, Bruno Weiblen, é que entre 500 mil e 1 milhão de estudantes estejam utilizando sua solução móvel no País até o fim deste ano.

O que setor de ensino chama de AVA consiste em um portal web para a comunicação entre professores e alunos fora da sala de aula, geralmente utilizado para a inclusão de exercícios adicionais e conteúdo multimídia, como vídeos. A Blackboard é a fornecedora da solução de AVA para diversas universidades dos EUA e de outros países, com mais de 10 mil clientes e 30 milhões de usuários do sistema. Era natural estender sua solução para dispositivos móveis. "Os alunos dos nossos clientes são jovens e são usuários de gadgets. A Internet está se mudando para dentro dos celulares. Se não entrássemos em mobilidade, estaríamos fora do jogo", explica Weiblen.

A Blackboard criou duas ferramentas móveis para instituições de ensino. Uma consiste na integração do AVA com os smartphones e tablets dos estudantes, batizada de "Blackboard Mobile Learn". Disponível para iOS, Android, WebOS, BlackBerry e, em breve, Windows Phone, o app permite que o aluno veja sua grade curricular e suas notas, encontre os contatos dos professores, faça exercícios etc. "É uma ferramenta complementar ao processo de educação. O app móvel aumenta a freqüência de contato do estudante com a AVA", diz o executivo.

A outra ferramenta, chamada de "Blackboard Mobile Central", consiste em um sistema para facilitar a criação de apps pelas próprias instituições de ensino. Neste caso, geralmente são apps para a comunicação com o público em geral, não apenas os estudantes. Nele são listados e detalhados os cursos oferecidos pela instituição, disponibilizados mapas do campus etc. Mais de 300 universidades utilizam essa ferramenta no mundo, incluindo as norte-americanas Stanford University, Princeton University, Duke University, Northwestern University, dentre outras. O modelo de negócios da Blackboard é o licenciamento anual de software de acordo com a quantidade de usuários.

No Brasil todas as instituições citadas acima contrataram a ferramenta de "Mobile Learn" e algumas, como Faap, Senac e Unip, utilizarão também a "Mobile Central".  Ou seja: em breve as lojas de aplicativos da Apple, do Android e da BlackBerry começarão a ser povoadas por títulos criados por instituições de ensino brasileiras.