O Centro de Operações Rio (COR), órgão da prefeitura do Rio de Janeiro que monitora a cidade 24 horas por dia, ganhou uma extensão móvel. Trata-se de uma solução desenvolvida pela Cisco sob medida para técnicos do COR utilizarem em situações de emergência e durante a realização de eventos de grande densidade, quando as redes celulares costumam ficar congestionadas.

A solução foi batizada como Unidade Móvel COR (UM-COR) e é composta por duas malas e um gerador. A primeira mala quando aberta vira um rack com switch, no-break, régua de energia e gaveta para guardar cabos e outros equipamentos. A segunda mala, menor, traz dois telefones IP fixos, quatro telefones IP móveis, além de um ponto de acessso Wi-Fi e uma câmera para transmissão ao vivo de vídeo. O roteador já vem com portas pré-configuradas para conexão via fibra (se houver disponibilidade no local) e via satélite, através de uma parceria da prefeitura com uma prestadora de comunicação satelital. Há ainda duas portas para conexão 4G, que serve como redundância. E uma última porta para comunicação por rádio microondas, que ainda precisa ser configurada. O gerador funciona a gasolina e tem capacidade para quatro litros, o que garante o seu funcionamento por seis horas seguidas.

Os telefones que acompanham a solução funcionam como ramais de dentro do COR. O UM-COR dá acesso também à rede interna do COR. E é possível se conectar com sistemas de rádio municipais, como aquele da Guarda Municipal, com uma funcionalidade de push to talk (PTT) nos telefones. Na prática, o UM-COR é como se fosse uma extensão remota do centro de operações.

O lançamento oficial da solução aconteceu no último domingo, 10, durante um evento-teste de maratona no Rio de Janeiro.

"Essa iniciativa faz parte do legado Olímpico. A Cisco é apoiadora oficial dos jogos e temos o compromisso de deixar um legado para a cidade", explica Ana Lucia de Faria, arquiteta de soluções da companhia.