A fintech brasileira Pitaia Bank prepara o lançamento para daqui a 40 dias de uma máquina de POS que aceita pagamentos em Bitcoin, assim como em Reais. O projeto vai começar com um lote de 1 mil máquinas, número que deve subir para 10 mil até o final do ano. Será cobrado um aluguel pelo uso da máquina, cujo preço ainda não foi definido, mas deve ficar entre R$ 70 e R$ 80 por mês. O aparelho será fabricado pela Verifone e terá conexão Wi-Fi e 3G.

A máquina terá entrada para cartão, para quem quiser pagar em Reais no crédito ou no débito. Para os pagamentos em Bitcoin, o lojista vai gerar um QR code na tela da máquina e este precisará ser lido pelo smartphone do consumidor, através do aplicativo da Pitaia Bank, utilizando o saldo que tiver em sua carteira digital.

“Nosso trabalho é democratizar as criptomoedas como meio de pagamento no Brasil, fazendo com que mais pessoas as utilizem para essa finalidade, não apenas para especular no mercado”, explica Augusto Santos, COO da Pitaia Bank.

O público alvo da Pitaia para as máquinas de POS serão estabelecimentos comerciais que tenham histórico de antecipação de recebíveis. A taxa por transação vai variar de acordo com o giro do lojista. A Pitaia atua como uma subadquirente que está conectada a vários adquirentes, selecionando sempre a menor taxa no momento de cada transação.

Banco digital

A Pitaia nasceu como uma corretora de Bitcoin, em setembro do ano passado. Em dezembro, lançou seu aplicativo, junto com o serviço de carteira digital, que hoje conta com 4 mil usuários cadastrados e espera atingir 100 mil até o final do ano, depois que tiver iniciado uma campanha de marketing.

A abertura de uma conta digital na Pitaia é toda feita através do aplicativo, em questão de minutos. Cada novo usuário pode manter saldos separados em Reais e em Bitcoins. A qualquer momento pode comprar ou vender a criptomoeda, usando a Pitaia como corretora. Esta cobra uma taxa pela intermediação a cada conversão de Reais em Bitcoins e vice-versa. Outros serviços disponibilizados dentro do app são pagamentos de boleto e recarga de celular. Todas as transações internas do banco são registradas em blockchain.

Um dos diferenciais da Pitaia é o atendimento, que acontece via conta verificada no WhatsApp, 24 horas por dia. A startup conta com uma equipe própria de atendentes. “Este é um diferencial para crescermos”, afirma Santos.

Além da máquina de POS, a Pitaia lançará em maio o seu cartão de débito e crédito para seus usuários. A bandeira será Mastercard. O cartão poderá ser usado somente para compras em Reais. Para pagamentos em Bitcoin será necessário pagar pelo app, escaneando um QR code do recebedor.