O Mercado Livre anunciou, nesta segunda-feira, 11, que vai abrir 400 vagas para um programa gratuito que promove uma imersão digital de meninas entre 14 e 18 anos em temas de tecnologia.

A iniciativa, chamada “Conectadas”, pretende atingir 1,4 mil meninas em sete países. No Brasil, serão 400 adolescentes, com prioridade para quem vem de escolas públicas, sendo 50% das vagas destinadas a jovens pretas, pardas e indígenas.

Serão 16 encontros, num total de 40 horas, em que serão abordados conteúdos de transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing e comunicação digital. A primeira edição do programa, no ano passado, formou 1,26 mil jovens, 200 delas no Brasil.

As inscrições para esta edição, que podem ser feitas por meio de um formulário digital, terminam no dia 2 de maio.

Desigualdade

Além de abrir novas possibilidades de carreira, este tipo de programa de incentivo ajuda a diminuir a desigualdade de gênero no mercado digital.

No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apenas 20% dos profissionais de TI representam a participação feminina. Dados da ONU Mulheres apontam que 74% das meninas que estão em fase de escolher uma profissão expressam interesse no campo da ciência, tecnologia e engenharia, mas ainda há pouco estímulo para que elas sigam em frente.