A startup {reprograma} e o BID Lab (Laboratório de Inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento) anunciaram o projeto Todas em Tech, um curso gratuito de back e front-end para formar programadoras negras e trans. Com duração de 18 semanas, o curso recebeu o apoio de R$ 4 milhões de empresas como Creditas, Accenture, iFood e Facebook.

As aulas serão online e contarão com o acompanhamento de representantes das empresas investidoras, que poderão, ao final, oferecer vagas às alunas em seu quadro de funcionárias. A primeira fase do processo seletivo, destinada a mulheres de qualquer região do Brasil, termina no dia 5 de fevereiro de 2021. A segunda parte do processo selecionará 400 mulheres para as vagas, sendo que o percentual mínimo será de 55% para mulheres negras e 5% para mulheres trans.

“A ideia é promover mais diversidade em TI. Trabalhamos com mulheres em situação de vulnerabilidade e com as minorias das minorias, onde estão enquadradas as trans. No Brasil, a expectativa de vida de uma mulher trans é de 35 anos de idade, e a maioria sequer consegue terminar o ensino médio. Já formamos 600 mulheres desde 2016, e a maioria está no mercado de trabalho, com salário médio de R$ 4 mil por mês”, afirma Mariel Reyes Milk, CEO da {reprograma}.

O projeto deve durar dois anos e pretende abranger mais de 2000 mulheres.