Nos últimos cinco anos, o grau de conectividade do brasileiro cresceu bem acima da média mundial. É o que revela um estudo da GfK que mede o que chama de
Índice do Consumidor Conectado. O cálculo leva em conta a penetração de uma série de dispositivos em cada país: smartphone, tablet, laptop, desktop, wearables, carros conectados, smart TVs, consoles de videogame, set-top boxes e equipamentos para casas inteligentes. O índice brasileiro estimado para 2016 é de 460, enquanto a média global é de 313. Ou seja, o Brasil tem um índice praticamente 50% acima da média global e está na 42ª posição em um ranking com 78 países.

O índice que serve de referência é a média global de conectividade em 2010, que era de 100, no cálculo feito pela GfK. Naquele ano, a pontuação brasileira era de 110. Ou seja, o País estava apenas 10% melhor que a média mundial. Em seis anos, o Brasil se descolou a avançou muito mais rapidamente que a média global.

Pelo ranking da GfK, os países (ou regiões, em alguns casos) mais conectados este ano são, da primeira à décima posições: Hong-Kong, América do Norte, Emirados Árabes Unidos, Noruega, Alemanha, Arábia Saudita, Reino Unido, Suíça, Dinamarca e Suécia. Para efeito de comparação, a líder Hong Kong registrou pontuação de 1,486, cerca de três vezes mais que o Brasil.