A operadora norte-americana T-Mobile fez da proteção contra chamadas indesejadas um diferencial competitivo. Desde o ano passado, a empresa oferece a todos os seus usuários, sem custo adicional, uma solução batizada de “scam shield”, que identifica na tela do smartphone quando uma ligação recebida é potencialmente um golpe (scam) ou um spam. O serviço, desenvolvido pela First Orion, utiliza inteligência artificial para analisar cada chamada em tempo real. O case foi apresentado pelo presidente e cofundador da First Orion, Jeff Stalnaker, em palestra durante o Tela Viva Móvel, nesta terça-feira, 11.

Nas três semanas após o lançamento da novidade, a quantidade de portabilidades para a T-Mobile cresceu 14%. E a quantidade de linhasque deixaram a operadora no mesmo período caiu 4%. Além disso, uma pesquisa feita com os novos usuários da companhia indica que 24% apontaram o “scam shield” como a principal razão para terem escolhido a T-Mobile e 40% disseram que foi um motivo importante em seu processo decisório.

Além da proteção contra chamadas indesejadas, a First Orion provê uma solução de chamada verificada, em que mostra na tela do celular o nome da empresa que está ligando e o motivo da ligação. Várias empresas usam esse serviço nos EUA para aumentar a taxa de chamadas atendidas, dentre as quais o Uber Eats.

Brasil

Agora a First Orion pretende trazer a solução para o Brasil. Para tanto, adquiriu a Syntonic no ano passado, companhia com presença local. Segundo Stalnaker, o brasileiro recebe em média 49,9 chamadas de spam por mês. Trata-se do líder do ranking, com uma quantidade 1,5 vez maior que aquela verificada nos EUA, que vêm em segundo lugar.