5G

A Unifique vai definir nos próximos meses a empresa que fornecerá o core para sua rede 5G no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A informação foi compartilhada por Wilson Souza Júnior, diretor financeiro da operadora, nesta quarta-feira, 11.

Sobre os nomes dos players que estão em negociação, o executivo afirmou que são os principais players do mercado. Citou Huawei, ZTE e Nokia.

Atualmente, a Unifique tem um time próprio que cuida do desenvolvimento da quinta geração na companhia. A ideia é que essa equipe desenvolva produtos e ofertas de serviços baseadas no 5G, de forma que tragam mais clientes à empresa.

Vale lembrar, a operadora pretende prestar telefonia móvel e banda larga fixa sem fio (FWA) em 5G nas áreas não alcançadas pela sua rede de fibra. Neste segmento, a empresa chegou a 1,7 milhão de casas passadas (home passed) e 511 mil acessos no primeiro trimestre de 2022.

No final de 2021, a companhia tinha 26 mil km de fibra passada. De acordo com Souza Júnior, esse investimento feito em fibra permitirá que os gastos com 5G não fiquem tão altos, uma vez que não precisará investir nessa tecnologia, que é o combustível da quinta geração.