O aplicativo brasileiro de chamada de táxi 99Taxis agora aceita pagamento via PayPal. Na primeira vez que utilizar o serviço, o usuário precisa informar seu email e senha cadastrados no PayPal. Depois disso, bastará inserir os três primeiros dígitos do CPF para pagar uma corrida com o serviço. A PayPal comunicou a novidade por email para a sua base de usuários no Brasil nesta semana. Na prática, trata-se de um pagamento por cartão de crédito, que precisa ter sido previamente associado à conta do consumidor no PayPal.

Análise

Todos os aplicativos de táxi no Brasil estão internalizando soluções de pagamento por cartão de crédito, pois é mais prático, seguro e rápido para o passageiro e também para o motorista, que não precisa se preocupar com troco e nem com o aluguel de máquinas de POS. Para os apps de táxi, isso pode significar uma nova fonte de receita, pois é cobrada uma pequena tarifa pela transação. Essa pode ser entendida como uma resposta à guerra comercial em curso no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde os aplicativos de táxi pararam de cobrar a taxa de R$ 2 por corrida para os taxistas, na tentativa de atrair os motoristas ou de não perdê-los para a concorrência.

Um dos primeiros a embutir o pagamento no app foi a Easy Taxi, em outubro do ano passado, em parceria com a Payleven. O case inclusive foi um dos finalistas do Prêmio Oi Tela Viva Móvel deste ano na categoria "Carteira eletrônica". Na semana passada foi a vez da Taximov oferecer a novidade, mas usando leitor de cartões da Akatus conectado ao smartphone do taxista. A Taxibeat, em entrevista para MOBILE TIME, informou que também está trabalhando no desenvolvimento dessa novidade.