Alguns meses atrás, o 99Taxis e o PayPal anunciaram uma parceria: os usuários do aplicativo de táxi passaram a poder pagar com cartão de crédito usando o serviço de pagamento digital. Os primeiros resultados começam a ser revelados agora. 39% das pessoas que pagam pela primeira vez uma corrida do 99Taxis com PayPal o fazem de novo dentro de 30 dias. "É um número altíssimo", diz Renato Pelissaro, diretor de marketing do PayPal para América Latina.

O executivo aposta que o pagamento móvel ainda tem muito a crescer, especialmente em serviços onde traz mais conveniência para o consumidor. Os primeiros casos de sucesso estão em apps de táxi, por conta da facilidade de se pagar as corridas sem precisar levar dinheiro e nem sequer o cartão de crédito físico. O Uber também aceita pagamento com PayPal no Brasil. Pelissaro aposta que os próximos segmentos a incorporar pagamentos móveis dentro dos apps serão os de delivery de comida e de entrega de supermercados. Ele cita como exemplo o caso de uma bandeira de supermercados controlada pela Walmart no México que recebe pedidos exclusivamente pelo app.

Análise

O pagamento por dentro do aplicativo é também uma forma de os apps de táxi gerarem uma receita própria que perderam quando decidiram não cobrar mais uma taxa de R$ 2 por corrida dos motoristas. O Easy Taxi, principal concorrente do 99Taxis junto ao mercado de pessoas físicas, também tem o pagamento por cartão de crédito dentro do app. Para o taxista, há a conveniência de não precisar levar uma máquina de POS consigo, nem mesmo aquelas mais simples, de mPOS.