Existem no mundo hoje 7,9 bilhões de linhas móveis em serviço. O número, referente ao ao fim do primeiro trimestre, representa um crescimento de 2% em 12 meses, ou 44 milhões de linhas, informa a nova edição do relatório Ericsson Mobility Report, produzido pela Ericsson. A penetração de telefonia móvel é agora de 104%, ou seja, há 104 linhas para cada 100 habitantes. O número real de usuários móveis, contudo, é de 5,7 bilhões de pessoas. A discrepância se deve ao fato de muita gente ter mais de uma linha.

A China foi o mercado com o maior crescimento em números absolutos, com uma adição líquida de 30 milhões de linhas em um ano. Depois vêm Nigéria e Filipinas, com 5 milhões e 4 milhões, respectivamente. Merece destaque a redução de 14 milhões de linhas na Índia. O mercado indiano, que vinha puxando o crescimento global, sofreu um revés em razão de uma estratégia comercial das operadoras locais, que passaram a exigir um valor mínimo de recarga, o que impactou os usuários com menor poder aquisitivo, informa o relatório.

A base na América Latina ficou praticamente estagnada, com crescimento de 1% em 12 meses, tendo agora 665 milhões de linhas móveis em serviço.

4G

Em um ano, a base mundial de dispositivos 4G (LTE) ganhou mais 160 milhões de unidades, totalizando 3,7 bilhões, o que representa 47% do total de linhas em serviço. No mesmo intervalo de tempo, a base 3G (WCDMA/HSPA) aumentou em 20 milhões, sendo agora 2,3 bilhões de dispositivos, ou 29% do total.

Ainda restam 1,9 bilhão de linhas em dispositivos com 2G ou outras tecnologias, mas essa base está diminuindo mês a mês. No caso do padrão GSM/Edge, houve queda de 80 milhões de linhas em um ano.