A Anatel anunciou nesta sexta-feira, 11, a abertura de duas consultas públicas: a primeira sobre requisitos técnicos a serem observados entre estações na faixa de 3,5Ghz. A segunda consulta receberá contribuições também sobre requisitos técnicos e operacionais, mas neste caso para uso de estações terrestres em redes privativas e que atuem nas faixas de 3.700 MHz a 3.800 MHz.

A faixa de 3,5GHz será licitada no leilão de 5G. A agência pretende editar o regulamento que estabelece os aspectos que garantem a convivência entre estações da chamada banda C, de modo a evitar interferências.

Já a segunda consulta pretende observar os limites operacionais e as especificidades técnicas que garantam a perfeita condição de funcionamento do espectro.

As duas contribuições estão abertas até 24 de julho de 2021.

Prorrogação de prazo

A agência anunciou também que prorrogou por 15 dias a consulta pública sobre a existência de backhauls (redes de transporte de alta capacidade) nas localidades não sede de municípios. As empresas de telecom poderão informar a agência sobre a existência ou não de backhauls até 25 de junho.