A Amazon anunciou nesta sexta-feira, 11, uma série de recursos para desenvolvimento de serviços e aplicativos para dispositivos móveis. Os novos produtos são um serviço de autenticação única para usuários, uma ferramenta de análise de dados e uma nova versão do kit de desenvolvimento de software (SDK) multiplataforma.

O Mobile SDK da Amazon incorpora os novos recursos anunciados e traz agora o suporte unificado ao iOS, Android e Fire OS (modificação do Android usada nos próprios dispositivos da Amazon, como o Kindle Fire) para criação de aplicativos. A vantagem de utilizar esse SDK é que a companhia promete fornecer APIs para serviços da própria Amazon Web Services (AWS), como o S3 (armazenamento), SQS (para fila de mensagens), SNS (para notificações push) e DynamoDB (banco de dados online). A versão multiplataforma, por enquanto, está disponível somente nos Estados Unidos.

Outra novidade lançada pela companhia é o Cognito, um serviço de login e sincronização de dados simples. Com ele, desenvolvedores podem criar apps que autenticam o usuário por meio de provedores de login públicos populares (o Facebook, por exemplo), mantendo dados e preferências para os aplicativos e os sincronizando entre dispositivos.

Já o Amazon Mobile Analytics permite a coleta e análise de dados de uso de aplicativos em até "bilhões de eventos por dia". Segundo a empresa, os relatórios de uso são entregues em até uma hora. Os clientes da AWS podem começar a usar a plataforma sem nenhum custo e processar até 100 milhões de eventos por mês também gratuitamente.