O Google confirmou nesta quinta-feira, 11, um vazamento em mais de 1 mil conversas gravadas em seu assistente virtual, o Google Assistente. Em publicação no blog da empresa, David Monsees, gerente de produto de busca do Google, disse que houve violação na segurança de dados por um dos revisores externos de análise de idioma do Google Assistente.

No caso, Monsees revelou que dados de áudios confidenciais de usuários holandeses foram vazados pelo revisor. Como contrapartida, o executivo confirmou que uma investigação está em curso, assim como a avaliação de suas políticas de segurança.

O vazamento das informações foi alertado pelo site de notícias VRT, na última quarta-feira, 10. Em sua matéria, a publicação belga teve acesso aos áudios, que incluíam informações extremamente pessoais como: identidades, endereços, reclamações de saúde e até uma mulher em perigo.

David Monsees disse que o vazamento representa apenas 0,2% de todos os áudios e que são apenas pedaços. Afirmou ainda que o Google só captura o áudio após conversa entre usuário e máquina, como ao dizer “OK Google”, e que não possui informações específicas dos usuários.