Em breve os brasileiros começarão a ter contato com aplicativos de localização e navegação em ambientes fechados graças à instalação dos chamados "beacons" em shoppings, supermercados, pavilhões de exposição, aeroportos e outros locais de grande movimentação de pessoas. Esses pequenos aparelhos se comunicam com os smartphones dos transeuntes através do padrão Bluetooth Low Energy (BLE). Há poucas semanas a Anatel homologou um dos primeiros equipamentos do gênero para comercialização e venda no Brasil: o beacon desenvolvido pela sueca SenionLab, compatível com Android e iOS. O aparelho é distribuído no Brasil com exclusividade pela MapMkt. Seu preço deve ser definido na semana que vem.

A MapMkt atua em três frentes: 1) entrega da solução completa de localização indoor; 2) integração da tecnologia de localização em um app pré-existente, após análise de viabilidade técnica; 3) venda dos beacons com consultoria e treinamento para a equipe de desenvolvimento do cliente. A empresa está em negociação com diversos shoppings, redes varejistas e até hospitais. Espera ter o primeiro case em operação comercial ainda este ano.

A escolha do beacon da SenionLab se deu após dois anos de pesquisa e comparação de cinco equipamentos de fabricantes diferentes, relata o sócio-diretor da MapMkt, Paulo Hartmann. Pesou na escolha pela SenionLab a precisão do aparelho, a duração de cinco anos de sua bateria (a média do mercado é três) e o fato de permitir a troca automática de planta quando o usuário passa de um andar para o outro de um prédio.

Hartmann comemora a homologação da Anatel, que põe a MapMkt à frente de concorrentes cujos beacons ainda não foram homologados. Ele lembra que o serviço não pode ser prestado sem um equipamento que tenha passado por esse processo na agência reguladora. "Se não estiver homologado é crime", resume.

 

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