Marcos Andrade, além de ser CEO da empresa Expor Manequins, fabricante de manequins, também faz parte do comitê de aceleração de startups da Fiesp e, por conta disso, faz muitas mentorias. Andrade também é pai, e sua filha acabou ajudando-o a incrementar seu negócio. Ela pediu que o pai conversasse com uns amigos donos de uma startup para dar algumas dicas a eles. Andrade topou e, durante a conversa com os rapazes da Real2U, empresa que faz projetos de realidade aumentada, perguntou se a tecnologia poderia ser útil para sua empresa. Eles toparam o desafio e desenvolveram em conjunto com a Expor Manequins o aplicativo VM4U (VM para Visual Merchandising), disponível para iOS, com previsão de lançamento para Android em outubro.

“Nunca tínhamos pensado em fazer um app antes porque não achava que era necessário. A partir do momento em que percebemos que um aplicativo poderia ser uma ferramenta de vendas valiosa para o nosso cliente, aí a gente desenvolveu”, resume Andrade.

Voltado para varejistas, o app projeta os manequins em qualquer ambiente real por meio de um dispositivo móvel. “Os lojistas têm muita dificuldade em visualizar como fica a vitrine, os manequins na loja. Às vezes, você quer montar uma certa composição e não consegue visualizar. Às vezes quer mudar a cor do manequim. Com esse app, é possível visualizar o manequim projetado. Inclusive, é possível dar a volta no manequim, já que está tudo em 3D. É uma solução para meu cliente ganhar tempo.”

Segundo Andrade, o manequim é o segundo fator de venda no mercado de moda. O primeiro são as pessoas que acompanham o cliente final até a loja. Por isso, ver como eles vão ficar dispostos no espaço é tão importante para o lojista. “Fazer a composição de cores e roupas no manequim é importante para criar um engajamento do seu cliente. O profissional de visual merchandising é capaz de enxergar o que ele está pensando, mas mostrar para o cliente como realmente vai ficar é mais complicado. Com o app você não precisa mais pedir para o cliente imaginar”, explica o CEO da Expor Manequim.

Fazer mudanças de disposição das peças e das cores dos manequins são ações simples no app. É possível também girar os menequins, agrupá-los, montar como desejar a vitrine, além de tirar fotos do ambiente de realidade virtual para mandar para o cliente – por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

O app foi desenvolvido para ser o diferencial da Expor Manequins. Ele é gratuito e pode ser usado por profissionais de visual mershandising e lojistas em geral.