Dispositivo de realidade aumentada da Niantic (Crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A Niantic confirmou na última quarta-feira, 16, avanços em hardware e software para realidade aumentada. A head de negócios e gerente geral em headsets de realidade aumentada, Maryam Sabour, confirmou que a companhia está trabalhando em um modelo de óculos de realidade aumentada em parceria com a Qualcomm.

Apresentado durante o Qualcomm Summit, o headset em teste vem com a nova plataforma móvel AR Gen 1 que é vista como a porta de entrada para o metaverso, uma vez que o ritmo de adoção da realidade aumentada é rápida (mais que o dobro) que a realidade virtual, como afirmou Hugo Swart, vice-presidente de gerenciamento de produto em realidade mista na Qualcomm.

Vale lembrar que a empresa já trabalhava em parceria com a Qualcomm em outro headset de realidade estendida que combina realidade virtual e aumentada.

Sabour também confirmou que o software Niantic Lightship, a plataforma que possibilita a criação de aplicações e jogos móveis em realidade aumentada, chegará aos headsets de AR com chipset Qualcomm em 2023. Atualmente, o Lightship está disponível apenas para smartphones Android e iOS.

AR

A Qualcomm apresentou nesta semana a nova plataforma móvel Snapdragon AR Gen 1. Feita para dispositivos como óculos de AR, o chipset tem como destaque conexão via Wi-Fi 7 com sistema FastConnect 7800 com pico de velocidade de 5,8 Gbps, além de distribuição de processamento com o handset ou laptop que é pareado com óculos via Wi-Fi.

Com chipset de 4 nanômetros, o processamento e a conectividade são distribuídos pelo vestível com um processador principal em uma haste lateral do relógio, um coprocessador na frente da armação e o chip de conectividade na outra haste lateral. Dentro do coprocessador há um chip de segurança que permite reconhecer o usuário pelo olho. A companhia também confirmou que junto com o chip está lançando a plataforma de desenvolvimento AR2.

Entre os parceiros confirmados que desenvolverão aplicações ou modelos de óculos estão Microsoft, Lenovo, LG, Niantic, Nreai, Oppo, Pico, NTT QONOO, Rokid, Sharp, TCL, Vuzix e Xiaomi.

*O jornalista viajou ao Havaí a convite Qualcomm.