O ChatGPT retomou a liderança dos apps mais baixados no Brasil em agosto, posto que havia perdido para o Temu em julho. O app de IA generativa registrou 6,2 milhões de instalações no mês passado, somando Android e iOS, de acordo com dados levantados na AppMagic por Mobile Time.

O TikTok, que estava na quarta posição, subiu para a vice-liderança, agora com 4,8 milhões de instalações. E o Temu caiu da primeira para a terceira colocação, com 4,2 milhões.

Três apps saíram da lista: ReelShort, Seekee e Meu Talking Tom 2. A queda mais surpreendente foi a do ReelShort, que era o quinto mais baixado no Brasil em julho e agora foi o 15º. Seu volume mensal de downloads diminuiu quase pela metade, de 3,2 milhões para 1,9 milhão. No lugar deles entraram na lista dos dez mais baixados: Nubank, Dramabox e WhatsApp.

apps mais baixados no brasil

Os apps com maior faturamento no Brasil

Em faturamento nas lojas App Store e Google Play, a liderança no Brasil em agosto também ficou com o ChatGPT. A AppMagic estima que o aplicativo de IA generativa teve receita de US$ 9,4 milhões no país no referido mês. Isso é o dobro do faturamento do segundo colocado, o YouTube.

Chama a atenção a presença de quatro aplicativos do Google entre os dez com maior faturamento no Brasil: YouTube, Google One, Gmail e Google Fotos.

O único app brasileiro na lista é o Globoplay, da Globo.

Captura de Tela 2025 09 11 as 18.33.55

A ilustração no topo foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!