Conforme cresce a importância da Apple no mercado de smartphones aumenta também o interesse de analistas financeiros sobre o desempenho de seus produtos e, paralelamente, a quantidade de rumores em torno da companhia. Esta semana, circularam na imprensa internacional e em relatórios de bancos estrangeiros rumores de que as vendas do iPhone 4S para o quarto trimestre seriam menores do que o esperado. Um jornal chinês citou fontes de fornecedores que informaram que a Apple teria adiado o prazo de entrega de certos componentes em razão de uma demanda menor do que a imaginada para o iPhone 4S. Como em um efeito dominó, a informação se espalhou pelo mercado, causando a queda das ações da Apple e a revisão das projeções de analistas. A norte-americana Cleveland Research, por exemplo, reagiu baixando de 14 para 12 milhões a expectativa de vendas do iPhone 4S no quarto trimestre.

Em contraposição, a inglesa Enders Analysis, por sua vez, levantou dados sobre o acesso ao Facebook através do aplicativo para iPhone e percebeu que houve um aumento significativo em outubro, o que poderia ser lido como um indício de que as vendas do iPhone 4S vão bem. Outros citaram dados de que o modelo estaria esgotado em diversas Apple Stores nos EUA. Vale lembrar que a própria Apple informou que o aparelho vendeu 4 milhões de unidades no primeiro fim de semana após o lançamento, o que representou um recorde para a família iPhone.

Análise

O frenesi que acompanha os produtos da Apple desde antes de seus lançamentos parece um tanto desproporcional. Embora a fabricante, de fato, dite tendências, pelo fato de ser usada pela elite e por muitos formadores de opinião, seu market share no mercado mundial de telefones celulares gira em torno de 5%, segundo dados do Gartner no segundo trimestre.