A Claro e a Mobli, rede social móvel de fotos e vídeos, fecharam um acordo de parceria para toda a América Latina. Dentro de alguns meses, smartphones Android vendidos pela operadora virão com um atalho embarcado para o download do Mobli na Google Play. Além disso, a operadora divulgará o app através de outros meios, como seu website e via SMS. Ao mesmo tempo, a Claro criará canais oficiais de seus produtos dentro do Mobli. Um dos que já está no ar é um canal do serviço Claro Vídeo em espanhol.

A Mobli é uma concorrente direta do Instagram. Sua principal vantagem é que as fotos são organizadas por temas, cujos nomes são marcados por hashtags. Os usuários são estimulados a seguir canais de temas, embora também possam seguir pessoas. A Mobli conta hoje com 12 milhões de usuários no mundo, dos quais 2 milhões estão no Brasil. Para conhecer mais sobre o serviço, vale a pena ler a entrevista que MOBILE TIME fez com o CEO do Mobli em junho passado.

Análise

A parceria entre Claro e Mobli chama a atenção não apenas por estar dentro de um novo contexto em que as operadoras começam a se aliar a apps para se diferenciarem dos concorrentes mas também pela sua abrangência continental. Sem conhecer os detalhes contratuais do acordo, é difícil avaliar, mas se for uma relação ganha-ganha, os benefícios são maiores para a Mobli, que terá nas operadoras da América Móvil um abrangente canal de divulgação e de distribuição. Uma parceria desse porte pode ajudar a Mobli a se aproximar do Instagram em popularidade, pelo menos na América Latina, aproveitando principalmente aquele público que está comprando seu primeiro smartphone.