A Microsoft mostrou nesta quarta-feira, 11, uma nova ferramenta capaz de reconhecer não apenas rostos em imagens, mas o sentimento apresentado pelas pessoas. Algo que até hoje parecia apenas tecnologias de filmes, como o computador “Greco” de ‘Treze Homens e um Novo Segredo’.

A equipe do Microsoft Project Oxford informou o lançamento de um kit de desenvolvedor para testes com a nova aplicação. No programa, emoções como raiva, desprezo, medo, nojo, felicidade, neutralidade, tristeza e surpresa, podem ser identificadas. Elas são baseadas em expressões faciais universais que refletem o sentimento.

Segundo a empresa, os kits foram desenvolvidos não apenas para programadores com conhecimentos em inteligência artificial ou machine learning, mas para aqueles que desejam incluir capacidades de fala, visão e entendimento de linguagem em seus aplicativos.

Dentre os serviços que podem ser criados com a aplicação, o programador sênior da Microsoft Ryan Galgon afirmou que pode ser usado pelas empresas para ver reações de pessoas em compras. Para os consumidores, o reconhecedor de sentimento pode ser utilizado em apps de mensagens instantâneas, entretenimento ou agrupamento de fotos.