O Google anunciou nesta sexta-feira, 11, novos recursos para ampliar a experiência de quem vai acompanhar a Copa do Mundo do Catar. Pesquisando por assuntos relacionados no buscador, haverá algumas novidades: estatísticas mais completas, a sinalização de partidas emocionantes, recapitulações em vídeo de melhores momentos e até mesmo indicação de bares e restaurantes onde assistir aos jogos.

Além de informações completas sobre os jogos, torcedores poderão saber qual é a probabilidade de cada time ganhar. (Crédito: divulgação)

“O grande objetivo aqui é trazer uma experiência multitela para os consumidores. Nós sabemos que, hoje em dia, esse é o comportamento. Ninguém assiste mais ao jogo só olhando para um lugar. Estamos olhando para o celular e para outras telas para acompanhar, em todos os momentos”, apontou Maria Clara Fleury, head de marketing da busca do Google na América Latina. “Essa é a primeira vez que a geração Z vai estar com uma presença muito forte como espectadores, então essa experiência multitela vai ser bem importante.”

Ao pesquisar sobre o campeonato, já era possível encontrar com facilidade informações sobre as chaves de grupos, partidas, resultados e outros dados. Agora, o Google reforçou os conteúdos visuais que apoiarão a experiência dos torcedores do mundo inteiro. O que sites especializados já oferecem, a plataforma vai reunir na sua própria página, atualizando informações em tempo real.

Haverá quatro principais jornadas de informações: sobre jogador, seleção, partida e campeonato. Em qualquer uma delas, será possível ativar um ‘sininho’ de notificação para receber em primeira mão as novidades relacionadas. “Qualquer atualização que tiver sobre aquele assunto que você demonstrou interesse, o Google envia um alerta”, disse Fleury.

Dados estatísticos

Antes mesmo de o jogo começar, a busca indicará qual é a probabilidade de um time ou outro ganhar, baseada em dados coletados nos últimos quatro anos. “Essa análise não é estática. A partir do momento que o juiz apitar o início da partida, tudo que estiver acontecendo naquele jogo vai alimentar e calibrar essa probabilidade até o apito final do jogo”, contou Luciana Cordeiro, head de parceria da busca do Google na América Latina.

A pesquisa do Google também vai reunir dados estatísticos sobre os jogos, como posse de bola, acertos nos passes, o número de chutes ao gol, cartões e outras informações. Durante a partida, haverá um game na busca em que participantes poderão marcar gols com as equipes que estão jogando, culminando em um resultado paralelo nesse jogo virtual.

Será possível ver a performance de jogadores e melhores momentos de partidas por meio de vídeos selecionados. (Crédito: divulgação)

Vídeos

Vídeos são um dos recursos em que o Google mais apostou para o campeonato. A busca irá reunir os melhores momentos de cada partida, com recapitulações diárias. Ao pesquisar por jogadores específicos, será possível ver a sua performance a partir de vídeos também. Aliás, torcedores terão a possibilidade de dar notas aos jogadores ao final de cada partida, comparando a sua avaliação com as de outras pessoas.

Onde assistir

Quem não sabe onde assistir às partidas receberá indicações de canais de televisão e streaming onde eles serão transmitidos. As pessoas que desejam acompanhar em bares e restaurantes que estejam exibindo os jogos poderão ver quais são eles pelo Google também, a partir de uma parceria com a GoFind. O recurso terá mais expressividade em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas estará disponível para o Brasil inteiro.

Jogos emocionantes

Outra novidade é que jogos considerados emocionantes terão uma sinalização na busca. “Dentro de um calendário tão cheio de jogos, ajudamos esse usuário a ver onde que o negócio está pegando fogo mesmo, onde é que está a emoção, onde é que está um jogo um pouco mais inusitado, o resultado inesperado”, disse Cordeiro.

Google Assistente

O Google Assistente (Android, iOS) também entrou na jogada. Basta dar comandos como “Ok Google, me dê uma dica de futebol” ou “Ok Google Grita Gol”, que ele dará respostas divertidas e informações interessantes. Quando perguntado sobre algum jogo, resultado ou calendário, por exemplo, o assistente dará respostas baseadas nos resultados da busca do Google.