O Google anunciou nesta sexta-feira, 11, novos recursos para ampliar a experiência de quem vai acompanhar a Copa do Mundo do Catar. Pesquisando por assuntos relacionados no buscador, haverá algumas novidades: estatísticas mais completas, a sinalização de partidas emocionantes, recapitulações em vídeo de melhores momentos e até mesmo indicação de bares e restaurantes onde assistir aos jogos.
“O grande objetivo aqui é trazer uma experiência multitela para os consumidores. Nós sabemos que, hoje em dia, esse é o comportamento. Ninguém assiste mais ao jogo só olhando para um lugar. Estamos olhando para o celular e para outras telas para acompanhar, em todos os momentos”, apontou Maria Clara Fleury, head de marketing da busca do Google na América Latina. “Essa é a primeira vez que a geração Z vai estar com uma presença muito forte como espectadores, então essa experiência multitela vai ser bem importante.”
Ao pesquisar sobre o campeonato, já era possível encontrar com facilidade informações sobre as chaves de grupos, partidas, resultados e outros dados. Agora, o Google reforçou os conteúdos visuais que apoiarão a experiência dos torcedores do mundo inteiro. O que sites especializados já oferecem, a plataforma vai reunir na sua própria página, atualizando informações em tempo real.
Haverá quatro principais jornadas de informações: sobre jogador, seleção, partida e campeonato. Em qualquer uma delas, será possível ativar um ‘sininho’ de notificação para receber em primeira mão as novidades relacionadas. “Qualquer atualização que tiver sobre aquele assunto que você demonstrou interesse, o Google envia um alerta”, disse Fleury.
Dados estatísticos
Antes mesmo de o jogo começar, a busca indicará qual é a probabilidade de um time ou outro ganhar, baseada em dados coletados nos últimos quatro anos. “Essa análise não é estática. A partir do momento que o juiz apitar o início da partida, tudo que estiver acontecendo naquele jogo vai alimentar e calibrar essa probabilidade até o apito final do jogo”, contou Luciana Cordeiro, head de parceria da busca do Google na América Latina.
A pesquisa do Google também vai reunir dados estatísticos sobre os jogos, como posse de bola, acertos nos passes, o número de chutes ao gol, cartões e outras informações. Durante a partida, haverá um game na busca em que participantes poderão marcar gols com as equipes que estão jogando, culminando em um resultado paralelo nesse jogo virtual.
Vídeos
Vídeos são um dos recursos em que o Google mais apostou para o campeonato. A busca irá reunir os melhores momentos de cada partida, com recapitulações diárias. Ao pesquisar por jogadores específicos, será possível ver a sua performance a partir de vídeos também. Aliás, torcedores terão a possibilidade de dar notas aos jogadores ao final de cada partida, comparando a sua avaliação com as de outras pessoas.
Onde assistir
Quem não sabe onde assistir às partidas receberá indicações de canais de televisão e streaming onde eles serão transmitidos. As pessoas que desejam acompanhar em bares e restaurantes que estejam exibindo os jogos poderão ver quais são eles pelo Google também, a partir de uma parceria com a GoFind. O recurso terá mais expressividade em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas estará disponível para o Brasil inteiro.
Jogos emocionantes
Outra novidade é que jogos considerados emocionantes terão uma sinalização na busca. “Dentro de um calendário tão cheio de jogos, ajudamos esse usuário a ver onde que o negócio está pegando fogo mesmo, onde é que está a emoção, onde é que está um jogo um pouco mais inusitado, o resultado inesperado”, disse Cordeiro.
Google Assistente
O Google Assistente (Android, iOS) também entrou na jogada. Basta dar comandos como “Ok Google, me dê uma dica de futebol” ou “Ok Google Grita Gol”, que ele dará respostas divertidas e informações interessantes. Quando perguntado sobre algum jogo, resultado ou calendário, por exemplo, o assistente dará respostas baseadas nos resultados da busca do Google.