A Claro lançou nesta terça-feira, 11, a iApps, sua loja própria de aplicativos móveis, com um catálogo composto por 700 títulos, entre gratuitos e pagos. Há opções para Android, Symbian, Blackberry e Java. Para o lançamento, a Claro disponibilizará apps com preços promocionais, de R$1,99. A iApps pode ser acessada através de ícone nos handsets vendidos pela operadora, ou por meio do portal WAP Claro Ideias. A operadora não cobra o tráfego de dados durante a navegação pela loja. E o pagamento pode ser feito através da conta telefônica da Claro, ou descontado dos créditos de pré-pagos.

Análise

A iApps é voltada especialmente para usuários com webphones (aparelhos com acesso à Internet, mas sem sistema operacional aberto). É para eles o catálogo de títulos em Java. A iniciativa aproxima esses usuários da experiência vivida por aqueles que possuem smartphones.

O lançamento da Claro se assemelha àquele da TIM, que reformulou em novembro a sua loja de aplicativos, em parceria com a Opera. Enquanto as duas teles se arriscam por esse caminho, outras iniciativas similares ao redor do mundo naufragaram. Foi o caso da loja de aplicativos da Telefônica na Inglaterra e na Alemanha, todas encerradas este ano. Também foi fechada a loja da Verizon nos EUA. Vale lembrar, contudo, que os fracassos aconteceram em países desenvolvidos, onde a penetração de smartphones é muito maior que a brasileira. Os usuários de smartphones já são bem atendidos pelas lojas da Apple (App Store) e do Google (Google Play). Para mercados com grande volume de venda de webphones, talvez ainda faça sentido o movimento das operadoras brasileiras.