Com a chegada das festas de final de ano, as produtoras e publishers de jogos vão lançando seus títulos mais fortes, e no caso dos dispositivos móveis não será diferente. Somente nesta quarta-feira, 11, foram anunciadas as chegadas de três games que deverão figurar entre os mais baixados nas lojas de aplicativos dos próximos dias: Angry Birds Go!, Grand Theft Auto – San Andreas e Sonic the Hedgehog 2.

O novo capítulo da franquia de jogos casuais da produtora finlandesa Rovio agora aposta em corridas de kart. O Angry Birds Go! é um título em 3D que coloca os personagens da série em uma estrutura e jogabilidade semelhantes ao clássico Mario Kart, da Nintendo. Um diferencial é que o Angry Birds traz suporte aos bonecos Telepods, da Hasbro, que podem ser "transferidos" para o game ao tirar uma foto do brinquedo. O aplicativo já está disponível gratuitamente (utiliza o modelo freemium) para iOS, Android, Windows Phone 8 e BlackBerry 10.

Os outros dois jogos são remakes remasterizados para a maior resolução dos dispositivos atuais. GTA San Andreas é a versão portada do clássico e controverso game da geração do PlayStation 2, agora com gráficos em alta definição, modelagem 3D melhorada, paleta de cores expandida e texturas em alta resolução. O jogo estará disponível na quinta-feira para Android e iOS por US$ 7. É provável que ele não chegue à App Store brasileira por conta da classificação etária, da mesma forma como GTA 3 e GTA – Vice City, que nunca foram lançados na loja nacional da Apple.

Sonic the Hedgehog 2, por sua vez, foi lançado para o Mega Drive (Genesis nos Estados Unidos) nos anos 90. O clássico de 16 bits foi remasterizado pelos desenvolvedores Simon Thomley e Christian Whitehead, que já criaram a Retro Engine usada na conversão de Sonic CD em 2011 para dispositivos móveis, Xbox 360 e PlayStation 3. Desta vez, além de disponibilizar o game em alta resolução e em formato widescreen, o título terá uma fase extra descartada no lançamento original. As versões para iOS, que será uma atualização do aplicativo que já existe (mas sem os retoques e custando US$ 2,99), e para Android serão lançadas também na quinta-feira.