O aplicativo de segurança digital PSafe Total registrou um crescimento de 11% de bloqueios de tentativas de ataques a dispositivos Android no Brasil, com 4,458 milhões de malwares ante 4 milhões do mês anterior. De acordo com a companhia brasileira, o aumento de ataques aconteceu em virtude da Black Friday, principal data comercial antes do Natal, que provê aos consumidores descontos em vários produtos e serviços.

Foram bloqeuados mais de 2,8 milhões de adwares (propagandas maliciosas), categoria que respondeu por 63% das ameaças. Os Trojans (cavalos de Troia) vieram em segundo lugar, respondendo por 31% do total. Os dados da pesquisa mensal foram coletados a partir das tentativas barradas pelo aplicativo, que possui mais de 60 milhões de downloads e 20 milhões de usuários ativos por mês.

Os usuários de Minas Gerais foram aqueles que mais viram crescimento das tentativas de ações criminosas. Os ataques bloqueados em celulares mineiros pelo app da PSafe chegaram `s marca de 362 mil em novembro, ante 318 mil em outubro.