A startup de análise de descolamento de consumidores Everywhere Analytics recebeu recentemente financiamento de R$ 1,2 milhão da Finep, sendo R$ 1 milhão dinheiro de fundo público e R$ 250 mil privado. Em conversa recente com Mobile Time, Oto Moreira, fundador e head da companhia, explicou que o dinheiro será usado para investir em sua empresa.

“Precisamos do dinheiro para incrementar o nosso negócio”, disse o empreendedor, que mira expandir sua solução de análise de comportamento via celular pelo Brasil, cujo principal viés é a publicidade. “Nós estamos startup hoje, mas queremos evoluir para scale-up” (próximo estágio da startup, na linguagem do mercado).

Acelerada pelo Oito, da Oi, a empresa conta com 400 dispositivos para fazer o tracking de handsets (apenas informações que não expõem a identidade do cliente, como MAC Address e fabricante), mas espera chegar a 1 mil até o final de 2019. Por meio dessa solução, a companhia já monitorou 49 milhões de smartphones em sua base.

A startup fechará 2018 com 50 clientes, como os shoppings Palladio, Ventura e Muller (Curitiba) e Rio Sul (Rio de Janeiro), franquias de lojas de cosméticos, além de dois bancos de Brasília e São Paulo, que foram apresentados através do hub da operadora, mas não tiveram seus nomes revelados.

Questionado sobre expansão internacional, Moreira disse que está no radar da startup, mas explicou que precisaria de alguém que invista na Everywhere e abra espaço fora do País.

“Nós temos potencial para internacionalização. Já apresentei minha solução no exterior (Colômbia) e o pessoal pede, mas ainda não temos capacidade para expansão”, relatou o executivo. “Para isso precisamos de smart money. Por exemplo, a Finep é caixa para crescermos; já o investimento da Oi (R$ 150 mil, em contrapartida), que abriu portas para nós em finanças e em varejo, foi smart money. E não precisa ser moeda, esse dinheiro inteligente pode vir de uma parceria, por exemplo”.

Outro plano da Everywhere Analytics é a venda de relatórios sobre o comportamento de usuários. Essa solução entrará no portfólio da empresa entre 2020 ou 2021.