Ao longo das últimas duas semanas, as ruas de todas as grandes cidades brasileiras se esvaziaram em razão da recomendação de autoridades de saúde para que as pessoas ficassem em casa. A diferença pode ser notada a olho nu, mas para que seja medida com precisão é necessário usar a tecnologia. Foi o que fez a startup Everywhere Analytics, que possui uma solução para acompanhamento de fluxo de pessoas nas ruas de várias cidades brasileiras a partir do sinal de Wi-Fi captado de seus celulares. Criada originalmente para medir a audiência de mídia out of home, como outdoors e painéis em mobiliário urbano, a solução da Everywhere Analytics ganhou nova utilidade em tempos de pandemia: verificar o quanto a população está aderindo à quarentena.

A partir dos dados captados pelos seus equipamentos, a startup verificou o fluxo de pessoas em 14 cidades brasileiras entre o dia 18 de março e o último domingo, 29. As comparações percentuais foram feitas com os resultados da semana entre os dias 11 e 17 de março, quando o fluxo urbano ainda era normal.

De maneira geral, a redução foi gradual, começando entre 10% e 20% no dia 18 em comparação com o dia 11, e chegando a algo entre 50% e 60% no domingo dia 29, em relação ao domingo dia 15. Cinco capitais registraram uma queda superior a 60% no fluxo de pessoas no dia 29: Belo Horizonte (-61,3%); Fortaleza (-67,9%); Porto Alegre (-60,5%); Rio de Janeiro (-65,6%), Salvador (-63,1%).

Entre as capitais, considerando também a comparação entre os dias 29 e 15 de março, aquelas com as menores reduções foram: Brasília (-54%); Curitiba (-59,3%), Manaus (-51,1%) e Porto Velho (-55,4%).

De todas as cidades medidas, aquela com a maior queda em duas semanas foi Fortaleza (-67,9%). E a que teve menor impacto foi São José do Rio Preto (-42,2%).

“Fizemos também uma outra análise, em Curitiba e no Rio de Janeiro, na qual verificamos que a média de quilômetros rodados pelas pessoas nestas cidades se manteve estável. A queda vertiginosa do fluxo se deu porque realmente temos menos gente nas ruas. Isso mostra que as pessoas que ficaram circulando mantiveram sua rotina de trajeto, o que indica que estão na sua rotina de trabalho”, relata Oto Moreira, CEO da Everywhere Analytics, em conversa com Mobile Time.

Veja abaixo os gráficos preparados pela empresa com os comparativos por região do País.