O jornal Valor Econômico revelou em nota o fim da parceria entre a Positivo e a Huawei. As duas tinham anunciado em junho um acordo onde a Positivo iria distribuir e montar dois modelos de smartphones da empresa chinesa. As companhias não confirmam a notícia.

A Positivo emitiu o seguinte comunicado a Mobile Time: “Diante de todos os acontecimentos recentes, a Positivo ainda está em fase de discussão com a Huawei sobre se irá participar e como será sua eventual entrada no Brasil.”

A empresa brasileira não explicou o que significa “todos os acontecimentos recentes” e se o contrato foi realmente rompido ou não.

Já a Huawei enviou o seguinte comunicado: “O foco principal da Huawei CBG internacionalmente  é o consumidor. Estamos comprometidos em trazer as melhores soluções de tecnologia aos consumidores em todo o mundo que pedem por elas – e o Brasil não é uma exceção. Embora não comentemos rumores e especulação, o Brasil é o quarto maior mercado de smartphones no mundo em número de unidades embarcadas. Baseados nas oportunidades de negócios, continuaremos a estudar o mercado e avaliar os melhores produtos e experiências necessárias para atender à demanda e expectativas dos brasileiros“.

Acontecimentos internacionais

Recentemente, a Huawei teve sua diretora financeira, Meng Wanzhou, presa no Canadá. A CFO foi detida a pedido dos Estados Unidos, sob a acusação de infringir sanções econômicas impostas pelo governo americano ao Irã – o que ela nega.

No fim de novembro, com a pressão do governo dos Estados Unidos a um boicote à empresa chinesa, a Huawei se pronunciou na época, lembrando que seus produtos e soluções estavam presentes em mais de 170 países e que atendem 46 das 50 maiores operadoras do mundo.

Segunda tentativa

Não é a primeira vez que a Huawei tenta entrar no mercado brasileiro de smartphones. A chinesa aportou no Brasil sozinha, sem parcerias, em 2015 e trouxe alguns de seus celulares de baixa e média gamas. Porém, não funcionou e acabou recuando. Em junho, fez a parceria com a Positivo para trazer aparelhos mais sofisticados, de gamas alta e média-alta. Os primeiros lançamentos seriam da linha P20 Pro e um novo modelo da série Nova e estavam programados para outubro.