O governo de São Paulo e o Google firmaram uma parceria para realizar o mapeamento rural no estado. Anunciado nesta quarta-feira, 11, o acordo consiste em criar um endereço digital para 340 mil propriedades em 645 cidades paulistas, além de 60 mil quilômetros de estrada.

Esse mapeamento é vital para que os agricultores se adequem às regras de mapeamento de alimentos da Anvisa, uma vez que são obrigados a informar local, origem e data dos alimentos que saem do campo para o comércio.

Com a iniciativa, o governo do estado impactará 2 milhões de pessoas que vivem nessas cidades. O projeto é feito por meio da tecnologia Plus Code, do Google. A ferramenta é gratuita e converte latitude e longitude em códigos curtos, similar os códigos postais. Na parceria, o Google incorpora a tecnologia ao sistema interno do governo. Por sua vez, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da secretaria estadual de agricultura, fará a execução dos trabalhos.

A expectativa da administração estadual é ter uma base extensa de dados em seis meses. Com a área rural paulista mapeada, o governo pretende fazer uma cobertura mais ostensiva da polícia militar nessas regiões e compartilhar os endereços com outros órgãos estaduais.